PROGRAMA ESCOLA EM AÇÃO: criando oportunidades para superação da violência.

O Programa Escola em Ação inicia 2011 com muitos desafios pela frente! Nas comunidades onde as ações são executadas, crianças, adolescentes e jovens são privados diariamente de oportunidades fundamentais para que se desenvolvam de forma saudável. Em cenários onde comunidades inteiras convivem com todo tipo de violação de direitos, o Programa busca criar possibilidades para que cada pessoa sinta-se capaz de construir uma nova história, não só para si, mas também para os que estão a sua volta.

Uma das estratégias utilizadas pelo Programa para romper com o ciclo de violência é o Projeto Abrindo Espaços, ação que constrói pontes entre quem quer ajudar e quem precisa de apoio. Em fevereiro, o Escola em Ação reuniu no Colégio Municipal Balneário Lagomar 18 voluntários que vão atuar de forma integrada em 4 escolas do município de Macaé, retomando o planejamento realizado em dezembro de 2010. Estes voluntários vão desenvolver atividades de futsal, hoquéi, capoeira, judô, jiu-jitsu, balé, artes manuais, entre outros.

Um exemplo de superação é a do voluntário Renato Marques, do colégio Eraldo Mussi. Morador do bairro Malvinas, Renato vem rompendo as dificuldades de sua deficiência e demonstrando que todos de alguma forma podem contribuir para mudar realidades marcadas pela violência. Renato chega ao projeto para ensinar a confecção de artesanato, por meio de materiais recicláveis e passa a integrar um grupo de geração de renda que começa a se organizar.

E, por fim, seguindo as palavras da mobilizadora local Ana Lucia, a cada atividade realizada pelo Projeto Abrindo Espaços, mais crianças, adolescentes e jovens tem a possibilidade de no momento presente construírem um projeto de vida longe da violência.

Anúncios
Comments
One Response to “PROGRAMA ESCOLA EM AÇÃO: criando oportunidades para superação da violência.”
  1. Parabéns pela evolução do Projeto!
    Divulgamos a iniciativa no Personagem Digital:

    http://perdigital.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos

  • Visitas

    • 3,328 hits
  • Realização