3 mil jovens atendidos pelo Escola em Ação

Direto do blog do Instituto Crescer

O Escola em Ação divulgou seus resultados de 2010 e os desafios para 2011. O informativo BASE Macaé Informa irá publicar na edicação de março. Durante os 3 anos do programa, mais de 3 mil jovens foram atendidos.

Veja o relatório.

PROGRAMA ESCOLA EM AÇÃO: resultados e desafios

Nestes 03 anos de existência do Programa Escola em Ação, o cenário nacional na luta pela garantia de melhores condições de vida para comunidades com altos índices de vulnerabilidade vem se transformando gradativamente. Estas mudanças se devem pela união de esforços dos diferentes setores da sociedade civil, empresas e governos na busca de romper com as desigualdades sociais em nosso país.

Apesar dos avanços, a sociedade brasileira tem desafios grandiosos no sentido de garantir e defender os direitos de milhares de crianças e jovens e seus familiares/responsáveis.

Vislumbrando estes desafios o Programa Escola em Ação ampliou o alcance de suas ações para mais de 3.300 crianças, jovens e adultos em 2010, além do fortalecimento da relação com voluntários das comunidades onde está inserido. Foram realizadas atividades de cultura, lazer, esporte, cidadania e inclusão digital buscando assegurar oportunidades para que cada pessoa atendida pudesse se sentir parte da transformação de sua realidade pessoal e comunitária.

Ao observarmos os impactos do Programa nas comunidades é possível verificar que o alcance das ações foi para além do público atendido diretamente, mais de 13.200 pessoas foram beneficiadas de alguma forma. Este dado demonstra o alinhamento do Programa com a garantia do direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, definido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), e outras normativas nacionais e internacionais em que o Brasil é signatário.

Outro aspecto que deve ser destacado é o da transformação da relação do público atendido com as unidades escolares onde o Programa acontece. De acordo com os relatos dos diretores de escolas e observados durante a execução das atividades as ações impactaram diretamente na redução do número de comportamentos de risco dentro da escola e maior envolvimento dos alunos com o dia-a-dia da escola.

Os desafios para 2011 se referem à ampliação do número de beneficiados, maior e melhor participação dos voluntários da comunidade nas ações desenvolvidas, identificação e consolidação de novas parcerias e aprimoramento dos instrumentos de monitoramento e avaliação. O programa reconhece que isso somente será possível com muito trabalho, dedicação e principalmente com o apoio dos parceiros financiadores e institucionais.

Resultados 2010

3.315 – Crianças, adolescentes e jovens atendidos diretamente

13.260 – Atendidos indiretamente

07 – Escolas atendidas

15 – Voluntários

03 – Laboratórios de informática implantados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos

  • Visitas

    • 3,302 hits
  • Realização